sábado, 12 de setembro de 2009

Sobre propaganda enganosa

Final do ano chegando, a correria de sempre: estuda nêgo pra vestibular e vestibulinho. E é do segundo que eu vou falar.

Minha escola é uma etec, logo precisa de vestibulinho pra aprovar alunos. Até aí, tudo bem. O problema - não o único, o principal - é a propaganda enganosa que a instituição que rege as etecs do estado de São Paulo, Centro Paula Souza, faz destas escolas. Inúmeros comerciais mostrando laboratórios de última geração, alunos felizes e saltitantes, professores sorridentes (?), a porra toda.

Suponhamos um cenário:

Você, criança feliz, resolve fazer a fatídica prova. Suponhamos que você passe e vá fazer sua incrição. Primeira semana de aula ainda é toda empolgação. Os professores são ótimos, os alunos são simpáticos e carismáticos, a inspetora dá bom dia sem saber seu nome. É tudo uma maravilha. Mas o ano tem de passar, caro felizardo. E aí, os professores começam a faltar, assim como nas outras escolas públicas; as inspetoras só faltam dizer "o quê que tem de bom?" quando recebem seu bom dia; os laboratórioa de última geração, realmente são da última geração, tamanho seu estado de desatualização; os alunos têm as mesmas caras de sono de qualquer outro aluno e você percebe que foi terrivelmente iludido.

Sim, esta é uma situação ilustrativa. Baseada em fatos reais, obviamente. Tá, o ensino é bom e mimimi, mas não é tudo isso. Há professores que dariam o sangue por nós, se pudessem. Já outros, com o perdão do termo, tocam o foda-se. Dane-se reposição ou aulas.

Há recursos que não temos acesso. Há uma diretoria que não ouve os alunos da própria instituição que administra. E há a desilusão daqueles que esperavam mais e ganharam menos.

Ainda assim, amo estudar naquele lugar. A velha história de fazer limonada dos limões que temos.

- Ia falar pouco, mas falei demais. Grande novidade.

/beijonãomeliguemacobrar

11 comentários:

Bill Falcão disse...

Conheço poucas propagandas mais enganosas do que essa!
Bjoooo!!!!!!!!

Marcel Hartmann disse...

Pra trabalhar com educação tem que ser um tanto quanto idealista...

Agatha Alves disse...

MAs é sempre assim
realmente essas exposição que o Centro Paula Souza está faznedo em comerciais parece que etec é a melhor escola
eu sei que etec eh bom
e hj em dia curso tecnico conta muito no curriculo
mais axar qeu é um sonho de estudos eu sie que não é.

MAs é assim, sempre será assim.
Muitos não dãoa minima apra a educação
esse é o brasil

beijos

Aninha disse...

phodástico
pra querer seguir a carreira acadêmica nesse país tem que tem realmente convicção, porque é a profissão menos recompensada que eu conheço.
e quem paga por isso são os alunos.
tsc tsc

beijos

Prii disse...

A etec em que eu estudo é exatamente igual.
eu lembro que quando eu fui fazer a matrícula, a minha mãe me convenceu de que era as mil maravilhas. e agora eu me pergunto aonde tá essas mil maravilhas.
porque os professores não estão nem aí, o ensino é uma porcaria, seus colegas de classe não querem nada com nada, vs só tira I, e a escola só tem nome, @:

:*

GiovannaMoser disse...

Acho que a maioria das escolas, publicas ou não falta muita coisa. E sempre tem aqueles professores que dariam aula de graça para que os alunos aprendam, e tem aquele que só quer matar tempo. Enquanto os alunos que querem estudar se fodem¬¬
SLAPSLAPLSPA

Anônimo disse...

SEJA
BEM-
VINDO
AO
ENSINO
PÚBLICO
!

Por isso defendo a tese que merecemos SIM previlégios em meio ao campo de trabalho, pq ralamos e sabemos o que enfrentamos nas Universidades Públicas. ;)

Orgulho de ser um quase-formado na Universidade Estadual da Paraíba!

=DD

Pedro Dias disse...

felizmente já passei o ensino médio, em escola particular e faço uma faculdade particular.

Não quero ser hipócrita, mas acho que facilitar as coisas para quem vem da escola pública é colocar panos quentes na ferida, não resolve nada.

Pior, facilitando as coisas, não se melhora o ensino e a qualidade da escola pública fica cada vez menor...

A mesma coisa das quotas para negros... que por si só são descriminatórias...

um amigo meu da USP sempre diz "vai lá ágar boleto!" e eu repondo "pelo menos eu tenho aula!"

Daniela Vieira disse...

O corpo discente da Etec Guaracy Silveira sempre me ouviu, o corpo administrativo sempre tentou me ajudar. Os professores sempre tentam sanar minha dúvida. Alunos são complicados. O caso é agir como estudante. São termos sinônimos e contraditórios, ao mesmo tempo.

Sabe, não esperem que eles mudem. Eles já se formaram. Tente mudar, quem irá ter mais conhecimento é você.

:)

:*

PS: Não aguento mais ver blogs de adolescentes criticando o corpo discente e administrativo de uma escola. E não aguento mais ver jovens que não estudam, mas acham que a culpa de não entender a matéria ainda é do professor. Não generalizarei. Calar-me-ei.

Daniela Vieira disse...

Outra coisa Sam, é seu primeiro ano em um colégio público. Reforço um comentário acima, seja bem vinda ao ensino público. :)
E se quer aprender, bom estudo individual.

=p

Daniel Savio disse...

Todos os ensinos tem pros e contras, mas o que importa é você procurar os pros e tentar compensar os contras...

Fiquem com Deus, menina Sam e pessoal.
Um abraço.