sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mentiras

Por que as pessoas mentem? Seria uma doença, uma síndrome? Vamos entender um pouco da mentira através do meu ponto de vista. A mentira é um assunto que deve ser tratado com bastante meticulosidade. Fiz uma pesquisa sobre a mentira e achei alguns pontos relevantes como a posição de um Filósofo Alemão chamado Nietzche. Segundo ele, mentimos para não ser descorteses. Mentimos?! Não sei quanto a vocês, mas prefiro ficar longe das mentiras. Tenho muito medo delas! Não posso concordar com o ilustríssimo Nietzche porque mentira não é sinônimo de cortesia. Pode até ser sinônimo de cortesia no presente momento, posteriormente se tornando algo totalmente descortês. Não que eu esteja desmerecendo o “grande” filósofo, mas prefiro pessoas brutas, grossas e mal educadas que mentirosas neste ponto de vista. O mau que a mentira causa é superveniente e por isso atrapalha tanto as relações sociais. Se disserem que estou sendo muito enfático neste ponto, ai vai mais uma frase de peso! “A mentira deve ser tratada como uma “doença” que se alastra até tomar e destruir tudo aquilo que a envolve independentemente do que seja". Comparo a mentira com o câncer, geralmente as pessoas não percebem mas quando descobrem já é tarde demais!. A mentira pode se dar por diversos fatores. Uma das principais causas do interlocutor mentir é a falta de criatividade na comunicação que gera “embaraços” nos diálogos criando pseudoverdades, falsas ilusões. Ocasionalmente isto se torna um grande aliado na geração de mentiras. O processo que dá início à mentira inicia-se na infância e na maioria das vezes com a ajuda dos próprios pais. Quem nunca viu um pai pedir para uma criança atender ao telefone e ainda diz assim; Se for para mim diga que não estou! Quem nunca viu? Até eu mesmo já fui vítima desses tipos de acontecimento quando criança. Poderíamos até mesmo classificar a mentira. Existem as mentiras éticas que servem para esconder problemas graves de saúde, problemas sócioculturais e entre outros. Mentiras Presunçosas para aparentar um Status que não se adequa a realidade. Mentiras folclóricas como por exemplo – querida, o pneu furou!, Mentiras clássicas e desnecessárias – pelo simples fato de mentir. Mentiras de necessidade, mentiras, mentiras, mentiras... Aos mitomaniacos de plantão – Larguem essa impulsividade de mentir! Confesso a vocês que é muito triste flagrarmos pessoas que nos merecem confiança mentindo descaradamente.

22 comentários:

Marina Melow disse...

Grande Nietzsche!

Bem por coincidência o meu ultimo post é sobre mentira; "MENTIR FAZ MAL À VIDA" ...e há algum tempo também fiz um post falando sobre a Mentira.

Acho que a mentira é uma doença.

rosethoughtsandfeelings disse...

Mentiras é doença, mas as vezes é impossivel viver sem elas. Se uma amiga corta o cabelo ou coloca uma roupa e me pergunta se ficou legal....eu não consigo falar que ficou feio, acho que ela se sentiria frustrada, principalmente se ela for feia rsrsrs. Mas não dá para mentir com coisas sérias nas quais você sabe que uma hora ou outra será desmascarado.
Ah eu fiz um post sobre Photoshop e falei um pouco sobre as mulheres, coloquei o end. do seu blogue, pois achei super legal o seu post que fala sobre as Marias palhetas.Espero que não se importe, só quis mostrar o que os homens pensam sobre isso. Abraços.

Philip Rangel disse...

Grande cara mesmo....

com certeza isso pode acabar com uma pessoa.......nao demereçamos uma confiança mentindo...

parabens Ryan;;;

Rosi Rabelo disse...

'Ótimo post.
Eu classificaria a mentira não como uma doença, mas como um vício, porque a doença você não escolhe ter, mas o vício sim, você o cultiva!
Parabéns e até mais!^^

Khaos disse...

Bertonie, e aí rapaz! õ/ Na minha opnião, mentir é como uma defesa pessoal nossa, é um meio que a gente usa pra sobreviver, é natural do ser humano! Agora quando o negócio foge do controle, aí é questão de doença mesmo =S

porra, tá com equipe agora é?
tá xiêro todo, rapaz! Cadê o leão?! xD

Empadilha disse...

bom hein...
depois desse texto eu vou até deixar guardado o meu sobre mentira!

Vinicius Kmez disse...

Mas todos mentem, até mesmo você!!

Vai me dizer que você nunca forjou nada

"Profaaaa!! Meu cachorro comeu o meu dever.. sabe comé né?!"


Mentiras são a salvação da humanidade.
Essas ultima deixo pra você pensar por que é valida.

;)

Marina Melow disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi Bertonie...
Bgd pela visita ao meu blog...e não é mentira nao viu!!! fiquei feliz mesmo...rsrsrs
A mentira faz parte de nossas vidas e devemos saber lidar com ela porque quando nos prejudica ou prejudica a outros, essa é perigosa e pode ser uma doença sim...mas quando mentimos para agradar ao próximo e os fazemos felizes, devemos usá-la sempre...alias quando agimos assim nao deveria se chamar mentira e sim delicadeza....
Bjs e volta sempre lá tá?
Marcia
Perth Amboy - NJ

Ryan disse...

Gente, não o Bertonie que escreveu ¬¬, foi EU!

Áires Cássia disse...

Olá...passei pra dar uma olhada, e gostei do cantinho de vocês...muito bom mesmo.
E quanto a essa postagem...muito boa...mentir é pecado...então devemos pensar muito antes de criar uma mentira...porque como vc disse...a mentira destrói tudo que vem pela frente...

Tenha um ótimo final de semana.

Beijos

Naira Ribeiro disse...

Oi Ryan. Que prazer saber que vc passou pelo blog.

Então, eu sempre vejo comentários seus ou não sei de quem mais no blog da Fran( Menina de Óculos).

Como que funciona o seu blog? Ou melhor: Ele é em conjunto? São amigos que criaram um blog... ?!

Achei interessante... este espaço e sempre que possível lhe farei visitas... posso?


Ah, sabe o que é? Com relação a minha postagem... O meu blog não somente fala de amor.... mas, sobretudo de bons sentimentos, o que na minha opinião, estão escassos. Procuro colocar o amor em tudo que faço, até mesmo no blog.

Uma forma de encarar a vida com outros olhos, entende?

Prazer, tá?!

Um dia maravilhoso pra vc...

Beijos

Naira Ribeiro disse...

Mentir... é um vício. Há quem diga que para este mal, não há cura! Eu conheço tantos mentirosos, que nem me surpreendo mais com as barbariedades que proferem.

Confesso que não tenho muita tolerância com eles. Eu acho que isso é falta de caráter.

Beijos

,D

Daninha* disse...

Até hoje (infelizmente) nunca encotrei alguem que não diga mentiras!
E sim, a mentira é um grande vício!

Só pra saberem curto muito esse blog!

Bjos!

Julio . disse...

Parece que mentir jah está tomando conta do cotidiano do ser humano, a maioria menti, num sei se é para se sentir bem ou naoo (num sei)
mais que a mintira hj em dia esta tomando conta isso sim..

Blogg Massaaa (Y)

Acompanhareii :D

Anônimo disse...

A covardia e o medo também levam uma pessoa a mentir, pois elas não querem assumir um ato, mentem para não assumir a responsabilidade, as consequências.

dand disse...

Eu detesto mentira..mas detesto tanto que sou capaz de saber quando uma pessoa está mentindo ou não!!!
É muito triste mesmo.

abç.

Eu em Construção disse...

adorei o post..e num posso deixar d escrever essa frase.." a mentira é uma verdade que esqueceu de aconetecer"..

Bjuss

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Excelente abordagem sobre o tema, parabéns mesmo!
Beijos nosso!

Leandro Correa disse...

nossa, sei bem, disso.

abraço.

Daniel Savio disse...

Cara, há casos e casos, se você quer apenas um resposta rapida a mentira é o caminho, mas para algo mais durador, não tem como mentir resultar algo bom...

Fique com Deus, menino Ryan.
Um abraço.

Marcel Hartmann disse...

Eu num me incomodo muito com a mentira, acho que quando tu faz amizades a mentira tá incluída ali dentro do pacote, num dá pra pegar e pedir que mude, tem que aceitar e tal, e se não consegue aceitar, então é a gente que deve se afastar, não? Quer dizer, mentira é uma coisa normal dos humanos, não dá pra dar tanta importância pra ela, assim ela não vira problema.